“Instrui a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.” – Provérbios 22:6
Os pais devem incutir nos seus filhos a importância de ser servos de Deus. Quase todos os pais planejam para o futuro secular de seus filhos, mas quanto ênfase é colocado na preparação para seu futuro no reino de Deus? Enquanto muitos incentivam os filhos a ser médicos, advogados, etc., quantos os incentivam para planejar a ser servos de Deus, servindo como pastores, missionários, mestres, diáconos ou anciãos.
Os seus filhos vêem em você um grande respeito para o serviço a Deus e ao trabalho da igreja, ou eles vêem pais apáticos e sem envolvimento nas boas obras, que devem ser feitas em Cristo. A Bíblia nos diz: “Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos” (Efésios 2:10) e que Jesus “se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.” (Tito 2:14)
Por isso, vamos dar uma olhada em algumas das maneiras que devemos incutir valores apropriados em nossos filhos:
- Inicie a formação espiritual regular em seu primeiro ano de vida e continue de forma consistente através de todos os seus anos de desenvolvimento. (Provérbios 22:6)
- Dê-lhes a sua própria Bíblia, mesmo antes que eles possam ler. Inicie um hábito de vida de memorização e de revisão periódica dos versículos bíblicos importantes.
- Deixe que as suas primeiras memórias incluem a leitura diária de histórias bíblicas e discussões freqüentes da palavra de Deus.
- Demonstre a eles todo o tempo que Deus é o primeiro em todas as suas prioridades e que você primeiro ora antes de fazer qualquer decisão importante.
- Tenha uma programação regular de “devoção”, como sua família e converse com seus filhos sobre as alegrias de servir a Deus.
- Ensine-os a orar.
- Ajude a manter suas mentes puras, controlando a sua leitura, o que estão vendo ou assistindo na televisão e nos seus computadores e observando quem são seus amigos, lembrando que a Bíblia diz: Não se deixe enganar: “As más companhias corrompem o bom caráter.” (1 Coríntios 15:33)
- Mantenha a sua linguagem pura, não permitindo que você ou eles jamais usem palavrões.
- Ensine-os que a mentira é uma das piores coisas que jamais poderiam fazer. (Apocalipse 21:8)
- Ensine-os a virtude do trabalho, dando-lhes responsabilidades diárias em torno da casa.
- Instrua-os para não estar demasiado ocupados com atividades seculares para não ter tempo para ajudar ao próximo.
- Instrua-os desde pequenos para vestir se modestamente. (1 Coríntios 6:19-20)
- Seja responsável de discutir o assunto de sexo e de moralidade com seus filhos. Porque, eles ou vão aprender sobre isso de você ou do mundo.
- Reforce o seu ensino moral, definindo diretrizes específicas para namorar.
- Incite em seus filhos um forte desejo de permanecer puro para a pessoa que um dia será o seu cônjuge.
- Ensine aos seus filhos a saírem somente com aqueles que são moralmente corretos e exorte-os a planejar para se casar com um cristão. Deixe-os saber o que a Bíblia diz. “Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?” (2 Coríntios 6:14)
- Gaste o tempo necessário para ser o principal mestre espiritual dos seus filhos; mais do que o pastor ou o professor da Escola Dominical, etc. Lembre-se, que você tem a responsabilidade principal de ensinar os caminhos do Senhor os seus filhos.
Se queremos que os nossos filhos cresçam para serem cristãos ativos e fiéis, temos que começar com os nossos exemplos, reforçando-os com o nosso ensino e encorajamento e, em seguida, continuar em um espírito de oração, para criá-los na disciplina e admoestação do Senhor.
Quando as crianças vêem seus pais e avós vivendo uma vida caracterizada pela amorosa obediência a Cristo, a criança vai ser mais propensa a fazer o mesmo. Este legado pode continuar por gerações e pode afetar outros além da família. (2 Timóteo 3:15)
Querido Pai celestial, guia-nos para ser um exemplo de como incutir valores corretos em nossos filhos e netos. Amém.
muito bom esse estudo para a filhos.
CurtirCurtir
Obrigado Robleido, tudo é para a glória do nosso Senhor. Paz e bênçãos para você e sua familia.
CurtirCurtir